Oi pessoal!
Eu não tenho problemas com leite de vaca, mas já faz um tempo que ando pensativa em relação ao uso desse leite em minha casa, aliás desde 2008 que essa preocupação me acompanha.
Fiquei sabendo por um médico veterinário que o melhor leite ainda é o leite tipo A. Acompanha o pensamento:
Leite de caixinha tipo longa vida é cheio de conservante e químicos para se manterem bebíveis já que ficam durante meses na gôndola do supermercado;
Leite tirado do peito da vaca tem bactérias, sim muitos de nós tomamos leite assim quando crianças lá na fazenda do avó mas hoje com o tanto de agrotóxico utilizado nas lavouras, as drogas dadas à criação de bovinos, higiene... As bactérias não são as mesmas...;
Leite em pó então é o pior, já viu leite em pó dando em árvore? Imagina só processo que deve ser para ficar assim...
Dessa forma, até tentei por uma época o leite de soja mas foi até me pegar pensando nos transgênicos e para minha tristeza vi que somos vice-líderes de produção de transgênicos no mundo, perdendo apenas para os EUA. Então deixei quieto o leite de soja... Olhem só a informação abaixo:
Um dos produtos transgênicos mais cultivados no Brasil é a soja. Segundo a economista do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Jovir Vicente Esser, 89% da soja produzida no País é geneticamente modificada.
(a matéria completa pode ser visualizado no link: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/AGROPECUARIA/428224-BRASIL-E-VICE-LIDER-EM-PRODUCAO-DE-TRANSGENICOS.html)
Além de sempre me chatear quando resolvia fazer uma receita assim do nada sabe? tipo 21h, aquela fome lascada... Panqueca? Mas daí via que não tinha leite em casa... Ou seja, teria que ir no mercado para comprar e depois fazer a receita! esquece! Daí... começaram as minhas pesquisas sobre o leite.
Acima segue o vídeo do Dr Lair Ribeiro, médico mestre em cardiologia e palestrante internacional. É um vídeo longo de quase uma hora, mas é valiosíssimo! Vale assistir cada segundo. Se não der para ver de uma vez, dá para assistir de pouco em pouco kkk. Eu mesma levei 3 dias para terminar de ver esse vídeo (yes, I can!). O interessante é vê-lo, aumentar os conhecimentos e ter uma opinião própria e mais esclarecida!
Achei interessante quando o Dr. Ribeiro fala que aqueles países que mais ingerem o leite de vaca (EUA, Austrália) são aqueles que mais tem osteoporose (!), e os que menos bebem esse leite (Japão, China) são os que mantém os menores índices de dessa doença no mundo. E que... é um engano dizer que é através do leite que mais adquirimos o cálcio! Uauuuu é muita informação chocante, eu sei! Ehhh, a indústria leiteira é forte heim??
Mas eu trouxe um questionamento sobre o que andamos colocando para dentro do nosso organismo, mas fica um vazio triste na mente, e o que faremos então já que a maior parte das receitas são sempre com leite de vaca? Gente, podemos substituir este leite por outros! Sim não tem o mesmo gosto, aquele gostinho de infância como o Dr. Lair Ribeiro fala, mas são leites mais saudáveis e com a devida atenção podem se tornar alternativas mais saudáveis, ecológicas, tão gostosas quanto o da vaquinha e ainda resolvem o problema para aquelas pessoas que tem alergia ao leite de vaca!
A vaquinha tadinha... Depois que descobriram que podiam ganhar muito dinheiro em cima do leite dela, passou a viver muito menos, tomando uma bateria de sei-lá-o-quê (hormônios, remédios, vejam o vídeo!!) que não dá em árvore, não sendo portanto natural para simplesmente poder produzir mais e mais leite. Daí, a indústria cria várias propagandas na tv com pessoas lindas e vestidas na moda e nos dizem para consumirmos leite com o achocolatado X pois faz do leite uma alegria. E o consumo consciente? E a nossa responsabilidade com a terra e com os seres viventes? (não, eu não sou vegetariana, acredito que estamos no topo da cadeia alimentar e que devemos sim nos alimentar de outros seres vivos, mas que seja de forma consciente e sustentável). Sim não acabei por aí... as vaquinhas criadas em confinamento, quando não estão produzindo assim tão bem, vão direto para o abate! Uau.
Sim, tem leite de vaca orgânico, daquelas vaquinhas que são criadas pastando livremente, tendo uma alimentação saudável, livres de drogas e agrotóxicos, tratadas com homeopatia e assim produzem um leite saudável, mas eu só conheço leite assim vindo da Fazenda Malunga aqui em Brasília. Eu moro no Samambaia, o armazém da Malunga fica na 315 da Asa Norte, tipo uns 30 km daqui de casa, não dá para ficar indo lá toda semana... Sim, eu trabalho no Setor Bancário Norte e a Malunga tem delivery, mas acaba sendo inviável gente! O site deles é: http://www.malunga.com.br a lojinha deles é uma gracinha e as atendentes mega atenciosas! Uma hora vou lá conhecer a fazenda deles que fica em Brazlândia, no site fala dessa possibilidade.
Dessa forma, para solucioonar esse probleminha, eu já tentei o leite de aveia, de côco e também o leite de arroz. Em outro tópico falo sobre minhas experiências e troco as receitinhas achadas no google. Mas ainda falta tentar o leite de inhame, gergelim, castanha, amêndoa e semente de girassol. Se por acaso eu achar soja orgânica, tentarei fazer esse leite também, do contrário não.
Inté mais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário