sábado, 26 de dezembro de 2015

Panelas de ferro esmaltadas

Olá!!!

Tem um bom tempo que não escrevo no blog. Resolvi retomar com as queridinhas da casa, as panelas de ferro esmaltadas!

A primeira panela foi a Chausseur, francesa, muito boa e carinha. Comprei na loja Spicy do Park Shopping em 2012. Já fiz muita galinhada nela, geléia, e fervo leite nela para preparar a coalhada e o iogurte natural.


A segunda foi essa chinesinha da loja virtual Shoptime foi também em 2012. Chegou antes do previsto e não tive problema algum para comprá-la. Já fiz risoto, galinhada, feijão, arroz, arroz com costelinha.


A terceira eu comprei uma frigideira lá do supermercado Pão de Açúcar, foi até barata em relação as panelas de ferro. Tentei fazer ovo e foi um desastre todas as vezes que fiz, gruda que é uma beleza... Quando a comprei não tinha a Valentina, foi no início de 2013. Como ela é pequenina só serve para fazer ou esquentar a sopinha da minha filhinha.



Minha última aquisição foi agora em 2015, tomei coragem e tive a sorte de entrar na loja em plena promoção, uma Le Creuset. Foi lá na loja dela no Park Shopping. Atualmente faço meus risotos nela, bem como caldo de legumes. Já cozinhei feijão também.


Em 2009, assim que chegamos em Brasília comprei uma panela de ferro tradicional, aquela pretinha, da marca Panela Mineira, achei num bom preço no mercado Rio Vermelho do bairro Jundiaí em Anápolis. Já fiz feijão cheio de verdura e feijoada nela. Essas panelas lembram muito de roça, não é mesmo?

AVALIAÇÃO:

Já tinha lido que o esmalte da chinesinha da Shoptime não era muito boa, mas paguei para ver. Verdade, não é boa. Mas se não tiver dinheiro, dá para cozinhar nela sim. A Chausseur é muito boa, mesmo! Mas o esmalte da Le Creuset é realmente muito melhor! Se tiver como... É a opção melhor!! Quando fomos a Paris em 2012 vi muitos casais namorando as panelas dessa marca e eu não entendia o porquê daquilo, ela era muito cara! Tinha umas de 100 euros... Quando retornei ao Brasil e fui pesquisar vi que devia ter aproveitado... Na época o euro não era 3 reais...

A panela de ferro tradicional da Panela Mineira é linda, divina, mas não tem como guardar a comida dentro dela pois a comida muda de cor e ela vai oxidando, triste! Mas valeu a compra, bem tradicional. Depois tiro uma foto dela, está passeando na minha mãe. kkk

A panela de ferro esmaltada é maravilhosa para a saúde pois vai soltando ferro na comida. Como eu não dei ferro à Valentina, foquei mais em boa alimentação e boa panela para lhe nutrir com o ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário